quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Adeus ano velho!


Sumi! :( Eu sei, mas tem sido tão corrido... Na ultima quinta-feira eu fui no jantar de Natal do Koen, na escola... eu achei que seria super legal e eu teria mil coisas para postar e falar, mas nem foi nada de especial.. Final de semana eu fui pra Utrecht pra passar o Natal lá com as meninas...



e como segunda era feriado e dia de Natal aqui, eu fui passar o Natal com a família da minha host. Foi muito legal, eles tem muito calor humano, fazem varias brincadeiras...me senti no Brasil hehehe Quando eu passar as fotos pro computador eu posto aqui.



Como amanhã é meu aniversário eu ainda continuo na correria hehe e aí eu vou receber visitas e depois já é o reveillon...varias coisas juntas. Espero que todos tenham tido um Natal lindo e cheio de luz,e gostaria de aproveitar e desejar um Feliz Ano! Queria dar uma recapitulada, mas eu não tenho muito o que dizer, além de que esse foi o ano da minha vida. Que realizei meus sonhos, conquistei minhas coisas, fui atras daquilo que faltava na minha vida. Cresci como pessoa, estou crescendo e aprendendo como profissional. Meu coração esteve tranquilo e e em paz e eu aproveiteiii tudo o que eu queria e podia. Mais do que nunca. Se foram alguns amigos, vieram outros... muitos permaneceram... e por aqui a gente segue. Com muita saudade... Desejo a todos um Feliz 2012, para a minha família, meus amigos, meninas que acompanham o blog...que esse seja nosso ano de vitórias... muita saúde e sucesso a todos nós!!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ik ben moe


Aqui estou eu de volta. Prometo que essa semana postarei algo sobre essa minha vida ingrata de au pair :) O final de semana foi mto bom, como sempre :) Amigos são tudo de bom! Tomei caipirinha, guaraná, comi picanha, beijinho, coxinha... tirei a barriga da miséria haha











Saudades sempre, amo vocês!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia lindo



Na ultima quarta feira, eu, tracy e maarten, fomos passear por aí. Fomos em um castelo, pertinho de Utrecht... o De Haar, depois seguimos para Nijmegen, passeamos pela cidades, almoçamos...passeamos mais um pouco, paramos para um chocolate quente e seguimos com destino a Arnhem. tomamos uma cervejinha, fomos jantar num restaurante mexicano maríssimo. Apesar de eu estar 67% mais pobre, o dia foi uma delicinha.

E agora, 3 meses pra ir pra casa, começou a contagem regressiva.












oi.

Sexta ficamos na casa de um amigo da tracy bebendo e conversando e depois saímos em um barzinho em Amsterdam. Aquela coisa de sempre. No sábado eu e Bruna fomos as compras, só pra variar...mas dessa vez, a busca de casacos. Sábado eu e Bruna planejavamos ir assistir crepúsculo no cinema, mas ela ficou mal do estomago e acabamos comendo uma pizza e ficando em casa... domingo dei uma relaxada, fui ao cinema, saí pra tomar um chocolate quente... e vim pra casa. Essas coisas que a gente faz nessa vida solitária de au pair hehe




quarta-feira, 30 de novembro de 2011

abalada.


To abalada. descobri que foi um amiguinho do Koen que me passou esse virus maldito. Hoje de manhã, minha host foi levar o Koen na escola e a mãe de um amiguinho dele disse: - Ai desculpas, mandei ele pra brincar na sua casa na sexta mas não sabia que ele estava doente! Isso mesmo, podem acreditar. E segundo a lógica do meu raciocinio, o menino veio aqui brincar na sexta feira, e sexta eu estava feliz e saudável, e no sábado acordei sem conseguir sair da cama. vocês não concordam? Tudo bem, sem mágoas! não tenho rancor no meu coração hehe

Na foto, alguns dos 7 kilos que o papai noel gordinho ta levando pro Brasil e me deixando gabiaindamaispobrenaholanda.blogspot.com


beijinhos

terça-feira, 29 de novembro de 2011

mimimimi


Oiiii!!! bad, bad, bad moments! estou doente...hahahaha é isso mesmo caro tele espectaaador, de novo! Fui dormir boazinha e acordei zuada, uma amidalite gigante que não sei daonde veio e não ta querendo ir embora. Tive a pior febre, a mais sofrida e mais assustadora dos meus ultimos 21 anos e 11 meses hehehe Hoje é meu terceiro dia de antibiótico e a dor só aumenta. acordei sem conseguir nem falar direito, fora que pra dormir da muito trabalho, a dor da muita agonia, e aí não durmo direito e o corpo é quem acaba sofrendo.... :( ta triste o negócio. Mas irei tomar uns 3 tipos de vitamina e quero veeer o virus corajoso que vai querer chegar perto de mim hahahahaha Bom dia lindos, saudades de todos!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aniver da Vivi

Fotos de um longo e louco dia. Aniver da Vivi em Eindhoven. Depois de uma visita ao hospital, carregando a tracy na cadeira de rodas, essas coisas... conseguimos ir para a festa, comer picanha, farofa, maionese... um sucesso! Tenho trabalhado bastante e escrevendo muito, por isso não tenho vindo aqui contar minhas histórias, essas coisas... mas dizem que imagens falam mais que mil palavras hehehehe =)









quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Happy Thanksgiving! ♥





Não celebramos aqui na Holanda o Thanksgiving day. Mas que todos nós, possamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Especialmente minhas amigas daqui. Afinal de contas, todos temos muito a dar graças. Por estarmos vivendo nossas vidas, pelo trabalho, saúde e oportunidade de uma nova vida. Happy Thanksgiving Day!


sábado, 19 de novembro de 2011

Sinterklaas



Sinterklaas é o Papai Noel (Santa Claus)?

Dizem que o gorducho de pijama vermelho inventado pelos americanos tem origem na veneração dos holandeses pelo Sint-Niklaas. O nome Santa Claus é suspeitamente parecido com Sinterklaas, e não vamos esquecer que foram os holandeses que fundaram Nova York (na época chamada de Nova Amsterdam) mas, segundo a Wikipedia, [carece de fontes] esta afirmação, e muitos dizem que a coisa toda foi inventada depois, pra encaixar, já que ninguém conhece a origem ao certo. De qualquer forma, enquanto o caricaturista americano Thomas Nast inventou a figura rotunda do Santa Claus exportada pelo mundo todo (não foi a Coca-Cola que inventou o Papai Noel - lamento decepcionar os teoristas conspiracionais), aqui na Holanda o santo manteve sua aparência enxuta e super em forma, na versão Sinterklaas do São Nicolau (Sint Niklaas).

A tradição do Sinterklaas

Aqui na Holanda o Sinterklaas é magro, usa roupas vermelhas e o chapéu de bispo, segura um cajado. No século XIX outros elementos foram adicionados ao imaginário do santo pelo professor e escritor holandês Jan Schenkman, que fez o bom velhinho chegar da Espanha (!) de navio a vapor (!!), montado em um cavalo branco (!!!), e, dizem alguns, até seu ajudante, o Zwarte Piet. E assim é. Todo ano o Sinterklaas chega da Espanha montado em se cavalinho, com seu ajudante e um saco de presentes, os quais sai pela Holanda distribuindo com a ajuda de seu muito travesso ajudante, Zwarte Piet. Em algumas tradições, Sinterklaas é bonzinho e magnânimo, em outros menos - crianças malvadas não apenas ficam sem presentes, mas são postas no saco e levadas de volta pra Espanha (!!!!), aparentemente um destino terrível. Resisto à um grande número de piadinhas horríveis com muito custo, em respeito ao Bom Santo.

Hoje em dia

Então funciona assim. Lá pelo meio de novembro, Sinterklaas desembarca em Rotterdam de seu navio a vapor vindo da Espanha. Ele faz um tour pelas cidades, andando de cavalinho branco, em um grande desfile em cada uma, com seus ajudantes Zwate Pienten jogando doces típicos pras multidões, brincando com as crianças e fazendo malabarismos e palhaçadas. Sinterklaas também visita hospitais e orfanatos e é um grande acontecimento de novembro.

Nesta noite em que o Sinterklaas passa na sua cidade, as criancinhas deixam sapatinhos, bem, antigamente na beira da chaminé, hoje em dia, com aquecimento central, na porta da casa, com uma cenourinha dentro (pro cavalinho do Sinterklaas) e cantam uma canção tradicional antes de irem dormir. Na manhã seguinte, a cenourinha desapareceu, mas há em seu lugar doces deixados pelo Zwarte Piete. Pode ser pepernoten, ou mesmo a letra do primeiro nome da criança feita de chocolate. Se a criança não se comportou ela pode ganhar apenas um pacotinho de sal (!), o que, obviamente nunca acontece, porque, convenhamos, tem que ser muito filho d... bandido pra fazer isso com uma criança que pôs sapatinho, cantou musiquinha, pôs cenourinha e viu todos os amiguinhos ganharem doces.


Noite dos presentes - pakjesavond - 5 de dezembro

Mas enfim, na esperada noite, na noite encantada, no dia 5 de dezembro, as famílias se reúnem, as crianças cantam musiquinhas, e OH, o que será isso? Um barulho no sótão (ou na porta da frente ou onde a imaginação e habilidade dos pais conseguir fazer). O que será? vamos lá ver! Abre-se a porta e... PRESENTES! Sinterklaas passou por ali e deixou presentes! Há grande celebração.
A princípio, os presentes são apenas pras crianças. Os adultos não entravam nesta dança. Eles ganham poeminhas uns pros outros, acompanhado apenas de um docinho. Mas alguns fazem uma espécie de amigo secreto. A pessoa que você tirou ganha um presente melhor, enquanto pros outros adultos continua-se com os docinhos ou pequena lembrancinha.
Com tudo isso, eu acho muito surpreendente quem um dos santos mais populares da Igreja não seja formalmente canonizado! São Nicolau foi canonizado pelo povo, e hoje é dia dele, e ele trará presentes pra todas as criancinhas, e não importa nada das pequenas incosistências da lenda, porque hoje é a pakjesavond e vamos comer chocolate e cantar musiquinhas! Feliz Sinterklaasavond pra todos vocês!


Retirado de: Sinterklaas, o Papai Noel holandês e o Natal na Holanda — Ducs Amsterdam http://www.ducsamsterdam.net/hoje-e-dia-de-sinterklaas/#ixzz1eFlNet2e








Como o Sinterklaas passou aqui pela minha cidade ontem, hoje quando eu acordei, ao invés de doces, tinha um presentinho no meu sapato. O Koen veio correndo no meu quarto hoje cedo me acordar, pra me contar que o Sinterklaas veio aqui e tinha deixado algo pra mim

Eis que estava lá...


Era isso. Boa semana, beijinhos!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

11 de novembro - Sint Maarten

No dia de São Martinho, Sint Maarten em holandes, as crianças vão de porta em porta levando lanternas de papel e cantando canções tradicionais sobre Sint Maarten para os chefes de família em troca de doces e guloseimas, um costume que pode ser comparada um pouco para a tradição americana do "trick or treat no Halloween.

Quem quiser partipar da bringadeira e dar doces para as crianças tem que deixar um lapeão, ou alguma luz acesa. Isso é um sinal de que as crianças podem se aproximar e irão, eventualmente, rocar a campainha.


Quem foi São Martinho?

São Martinus ou Martin de Tours, foi originalmente um soldado romano. Ele foi batizado na idade adulta, se tornou um monge e era conhecido como uma espécie homem que levava uma vida tranquila e simples. Diz a lenda que certa vez ele rasgou o seu manto ao meio para dar a um mendigo mal vestido durante uma tempestade de neve, salvando o mendigo de morrer de frio. Naquela noite, ele teve um sonho e ouviu Jesus dizer aos anjos: "Aqui é Martin, o soldado romano que não é batizado, ele tem me vestiu".

No dia 11 fui com o Koen até a igreja, aonde as crianças iriam se reunir. Contaram antes toda a história de Saint Marteen. Além de chegar atrasada, eu e meu holandes fluente não entendemos muita coisa. E depois eles sairam pelas ruas, batendo de porta em porta, cantando...e ganhando docinhos.