quarta-feira, 16 de novembro de 2011

11 de novembro - Sint Maarten

No dia de São Martinho, Sint Maarten em holandes, as crianças vão de porta em porta levando lanternas de papel e cantando canções tradicionais sobre Sint Maarten para os chefes de família em troca de doces e guloseimas, um costume que pode ser comparada um pouco para a tradição americana do "trick or treat no Halloween.

Quem quiser partipar da bringadeira e dar doces para as crianças tem que deixar um lapeão, ou alguma luz acesa. Isso é um sinal de que as crianças podem se aproximar e irão, eventualmente, rocar a campainha.


Quem foi São Martinho?

São Martinus ou Martin de Tours, foi originalmente um soldado romano. Ele foi batizado na idade adulta, se tornou um monge e era conhecido como uma espécie homem que levava uma vida tranquila e simples. Diz a lenda que certa vez ele rasgou o seu manto ao meio para dar a um mendigo mal vestido durante uma tempestade de neve, salvando o mendigo de morrer de frio. Naquela noite, ele teve um sonho e ouviu Jesus dizer aos anjos: "Aqui é Martin, o soldado romano que não é batizado, ele tem me vestiu".

No dia 11 fui com o Koen até a igreja, aonde as crianças iriam se reunir. Contaram antes toda a história de Saint Marteen. Além de chegar atrasada, eu e meu holandes fluente não entendemos muita coisa. E depois eles sairam pelas ruas, batendo de porta em porta, cantando...e ganhando docinhos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário