sábado, 19 de novembro de 2011

Sinterklaas



Sinterklaas é o Papai Noel (Santa Claus)?

Dizem que o gorducho de pijama vermelho inventado pelos americanos tem origem na veneração dos holandeses pelo Sint-Niklaas. O nome Santa Claus é suspeitamente parecido com Sinterklaas, e não vamos esquecer que foram os holandeses que fundaram Nova York (na época chamada de Nova Amsterdam) mas, segundo a Wikipedia, [carece de fontes] esta afirmação, e muitos dizem que a coisa toda foi inventada depois, pra encaixar, já que ninguém conhece a origem ao certo. De qualquer forma, enquanto o caricaturista americano Thomas Nast inventou a figura rotunda do Santa Claus exportada pelo mundo todo (não foi a Coca-Cola que inventou o Papai Noel - lamento decepcionar os teoristas conspiracionais), aqui na Holanda o santo manteve sua aparência enxuta e super em forma, na versão Sinterklaas do São Nicolau (Sint Niklaas).

A tradição do Sinterklaas

Aqui na Holanda o Sinterklaas é magro, usa roupas vermelhas e o chapéu de bispo, segura um cajado. No século XIX outros elementos foram adicionados ao imaginário do santo pelo professor e escritor holandês Jan Schenkman, que fez o bom velhinho chegar da Espanha (!) de navio a vapor (!!), montado em um cavalo branco (!!!), e, dizem alguns, até seu ajudante, o Zwarte Piet. E assim é. Todo ano o Sinterklaas chega da Espanha montado em se cavalinho, com seu ajudante e um saco de presentes, os quais sai pela Holanda distribuindo com a ajuda de seu muito travesso ajudante, Zwarte Piet. Em algumas tradições, Sinterklaas é bonzinho e magnânimo, em outros menos - crianças malvadas não apenas ficam sem presentes, mas são postas no saco e levadas de volta pra Espanha (!!!!), aparentemente um destino terrível. Resisto à um grande número de piadinhas horríveis com muito custo, em respeito ao Bom Santo.

Hoje em dia

Então funciona assim. Lá pelo meio de novembro, Sinterklaas desembarca em Rotterdam de seu navio a vapor vindo da Espanha. Ele faz um tour pelas cidades, andando de cavalinho branco, em um grande desfile em cada uma, com seus ajudantes Zwate Pienten jogando doces típicos pras multidões, brincando com as crianças e fazendo malabarismos e palhaçadas. Sinterklaas também visita hospitais e orfanatos e é um grande acontecimento de novembro.

Nesta noite em que o Sinterklaas passa na sua cidade, as criancinhas deixam sapatinhos, bem, antigamente na beira da chaminé, hoje em dia, com aquecimento central, na porta da casa, com uma cenourinha dentro (pro cavalinho do Sinterklaas) e cantam uma canção tradicional antes de irem dormir. Na manhã seguinte, a cenourinha desapareceu, mas há em seu lugar doces deixados pelo Zwarte Piete. Pode ser pepernoten, ou mesmo a letra do primeiro nome da criança feita de chocolate. Se a criança não se comportou ela pode ganhar apenas um pacotinho de sal (!), o que, obviamente nunca acontece, porque, convenhamos, tem que ser muito filho d... bandido pra fazer isso com uma criança que pôs sapatinho, cantou musiquinha, pôs cenourinha e viu todos os amiguinhos ganharem doces.


Noite dos presentes - pakjesavond - 5 de dezembro

Mas enfim, na esperada noite, na noite encantada, no dia 5 de dezembro, as famílias se reúnem, as crianças cantam musiquinhas, e OH, o que será isso? Um barulho no sótão (ou na porta da frente ou onde a imaginação e habilidade dos pais conseguir fazer). O que será? vamos lá ver! Abre-se a porta e... PRESENTES! Sinterklaas passou por ali e deixou presentes! Há grande celebração.
A princípio, os presentes são apenas pras crianças. Os adultos não entravam nesta dança. Eles ganham poeminhas uns pros outros, acompanhado apenas de um docinho. Mas alguns fazem uma espécie de amigo secreto. A pessoa que você tirou ganha um presente melhor, enquanto pros outros adultos continua-se com os docinhos ou pequena lembrancinha.
Com tudo isso, eu acho muito surpreendente quem um dos santos mais populares da Igreja não seja formalmente canonizado! São Nicolau foi canonizado pelo povo, e hoje é dia dele, e ele trará presentes pra todas as criancinhas, e não importa nada das pequenas incosistências da lenda, porque hoje é a pakjesavond e vamos comer chocolate e cantar musiquinhas! Feliz Sinterklaasavond pra todos vocês!


Retirado de: Sinterklaas, o Papai Noel holandês e o Natal na Holanda — Ducs Amsterdam http://www.ducsamsterdam.net/hoje-e-dia-de-sinterklaas/#ixzz1eFlNet2e








Como o Sinterklaas passou aqui pela minha cidade ontem, hoje quando eu acordei, ao invés de doces, tinha um presentinho no meu sapato. O Koen veio correndo no meu quarto hoje cedo me acordar, pra me contar que o Sinterklaas veio aqui e tinha deixado algo pra mim

Eis que estava lá...


Era isso. Boa semana, beijinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário